Cultura digital em prol da cultura tradicional

Padrão

Capa do portal indígena

Na aldeia Pataxó Hãhãhãe de Águas Vermelhas, na Bahia, recentemente foi instalada conexão à internet, fato muito comemerado pelos beneficiados. Mas durante oficina de produção de textos, imagens e vídeos para a WEB, entretanto, eles anunciam que o único computador disponível não é suficiente para ensinar a quantidade de índios interessados no letramento digital.

As informações acima são apresentadas no “Índios Online – Um portal de diálogo intercultural“, juntamente com outros vídeos e textos que debatem e difundem denúncias, violência, saúde, o fortalecimento cultural indígena etc. Ao todo, sete comunidades indígenas do nordeste brasileiro estão envolvidas no projeto: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco.

Segundo eles mesmos, “quando nós não tinha comunicação na nossa aldeia passamos por situações muito dificil principalmente agressoes do fazendeiro que nos maltratava ou assinava nosso povo; alem deste fatores; existia tambem orgão que não prestava assistencia ao indio” (sic). Hoje, munidos de celulares, câmeras digitais e muita indignação, não deixam passar acontecimento importante sem publicá-lo no portal.

Nos últimos anos foi crescente no Brasil o número de iniciativas na internet voltadas para a apropriação das diversas mídias, incluindo as digitais, por parte de comunidades indígenas. Trazendo em si a voz de grupos étnicos historicamente discriminados, estas iniciativas podem ser consideradas não só por ampliar as capacidades de expressão, articulação e de resistência por parte de minorias.

Merece também o respeito geral por demonstrar, na prática, que “outra comunicação acontece” , destacando o poder inerente ao processo de democratização da comunicação e comprovando: a globalização não precisa ser necessariamente um processo homogeinizador. Ao contrário, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação podem e devem ser utilizadas em favor da diversidade cultural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s